Pessoal, neste post selecionei algumas questões de diversas bancas para uma melhor fixação sobre RAID. Espero que seja proveitoso a todos… Bons estudos.
1- Acerca dos tipos e características do RAID, é correto afirmar que
a) RAID 5, também conhecido como paridade distribuída intercalada por blocos, espalha os dados em todos os discos do arranjo e a paridade em um disco exclusivo, havendo redundância em nível de blocos e redundância em nível lógico.
b) RAID 6 tem similaridade com o RAID 5, porém, nessa solução, os dados e informações extras e códigos para correção de erros, para proteger contra múltiplas falhas, ficam espalhados em todos os discos do conjunto.
b) RAID 6 tem similaridade com o RAID 5, porém, nessa solução, os dados e informações extras e códigos para correção de erros, para proteger contra múltiplas falhas, ficam espalhados em todos os discos do conjunto.
c) RAID 01, combinação do RAID 0 com o RAID 1, provê bom desempenho e boa confiabilidade, porém, possui como desvantagem não poder ser implementado no hardware do array de armazenamento.
d) RAID 0 se refere a arrays de discos com espelhamento no nível de blocos com redundância em nível lógico e paridade nos discos espelhados.
e) RAID 1 se refere a arrays de discos com espalhamento no nível de blocos sem redundância em nível lógico e sem paridade nos discos espalhados.
2- Um servidor possui quatro discos rígidos D1, D2, D3 e D4. A capacidade de cada disco é a seguinte:
D1 - 100 GB
D1 - 100 GB
D2 - 100 GB
D3 - 150 GB
D4 - 150 GB
D3 - 150 GB
D4 - 150 GB
D1 e D2 formam um arranjo RAID 0, enquanto que D3 e D4, um arranjo RAID 1.
Qual o espaço, em GB, disponível para o sistema operacional?
a) 250
a) 250
b) 300
c) 350
d) 400
e) 500
3- Quatro discos rígidos, cada um com 100 GB de capacidade, formam um arranjo RAID 0 em um computador. A quantidade de espaço em disco disponível, em GB, para o sistema operacional é de:
a) 200
b) 250
c) 300
d) 350
e) 400
4- Suponha um arranjo RAID 5 com n discos (n >= 3) de 100 GB cada. Qual o espaço gasto, em GB, com informações de paridade e, portanto, não disponível para o sistema operacional?
a) 100
b) 0
c) (n-1)*100
d) (n/2)*100
e) Impossível determinar.
5- A figura abaixo está relacionada à tecnologia denominada Redundant Array of Independent Disks - RAID.

O sistema RAID consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois objetivos básicos, descritos a seguir:
I. Tornar o sistema de disco mais rápido, acelerando o carregamento de dados do disco. Para atender a esse objetivo, é utilizada uma técnica, em que dois discos rígidos atuam como se fossem um só disco maior. Se os dois discos são de 120 GB, então o micro "pensará" que existe um disco rígido único de 240 GB instalado no micro. No momento de gravar um arquivo no disco, o sistema RAID irá dividir esse arquivo entre os dois discos rígidos, gravando metade do arquivo em um disco e a outra metade do arquivo no outro disco. Tudo isso é feito sem que o usuário perceba.
II. Tornar o sistema de disco mais seguro. Para atender a esse objetivo, é utilizada uma técnica, que faz com que o conteúdo de um disco rígido seja inteiramente copiado para outro disco rígido, de forma automática. Ou seja, o segundo disco rígido será cópia fiel do primeiro disco. Se o disco rígido principal queimar, o segundo entra em ação automaticamente.
Essas técnicas são conhecidas, respectivamente, como
a) data stripping ou RAID 0 / double storage ou RAID 1.
b) data matrix ou RAID 0 / double storage ou RAID 1.
c) data matrix ou RAID 0 / disk duplexing ou RAID 1.
d) data swapping ou RAID 0 / mirroring ou RAID 1.
e) data stripping ou RAID 0 / mirroring ou RAID 1.
6- Em relação às técnicas e tecnologias relacionadas ao armazenamento de dados, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
a) A implementação de um RAID 1 (um), também conhecido como espelhamento, consome mais espaço que a de um RAID 5 (cinco).
b) Um grupo de discos em RAID 0 (zero) é uma solução interessante, pois considera aspectos de segurança (redundância) e de desempenho.
c) Um grupo de discos em RAID 6 (seis) cujos dados de usuário consomem N discos, irá requerer N + 2 discos para sua implementação.
d) O RAID nível 0+1 e 1+0 são combinações dos níveis 0 e 1 e ambos necessitam de pelo menos quatro discos para implementação.
7- O RAID (Redundant Array of Independent Drives) é um meio de se criar um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho. Das seis técnicas mais conhecidas para distribuição dos dados pelos drives para permitir operação paralela, duas delas necessitam que as rotações de todos os drives sejam sincronizadas. São elas
a) RAID 2 e RAID 3
b) RAID 4 e RAID 5
c) RAID 0 e RAID 1
d) RAID 1 e RAID 4
e) RAID 3 e RAID 5
8- Considere:
I. organização com paridade intercalada por bits;
II. organização com paridade intercalada por blocos.
II. organização com paridade intercalada por blocos.
Tais características referem-se, respectivamente, aos níveis de RAID
a) 0 e 1.
b) 1 e 2.
c) 2 e 3.
d) 3 e 4.
e) 4 e 5
9- Acerca de tecnologia Redundant Arrays of Independent Disks-RAID, marque a alternativa correta:
a) Essa tecnologia concatena múltiplas unidades de disco em apenas duas unidades de armazenamento offline e armazenamento terciário.
b) Essa tecnologia combina diferentes graus de distribuição de dados e de redundância.
c) Essa tecnologia melhora a taxa de transferência espalhando os dados por todo o disco.
d) Essa tecnologia permite a gravação em memórias primárias.
10- Considere as afirmativas abaixo sobre RAID.
I. No RAID 1, um mesmo dado é escrito em dois discos diferentes (espelhamento). Se um disco falhar, o dado estará disponível no outro disco.
II. O RAID 5 pode ser implementado com, no mínimo, 2 discos.
II. O RAID 5 pode ser implementado com, no mínimo, 2 discos.
III. Os dados de paridade do RAID 1 ficam armazenados em um único disco.
IV. No RAID 5, os dados de paridade são distribuídos em todos os discos do array, sendo que um disco nunca armazena a paridade de um dado que está armazenado nele.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.
11- Um servidor possui quatro discos rígidos, cada um com 150 GB de capacidade, organizados segundo um arranjo RAID 0+1. A quantidade de espaço em disco disponível, em GB, para o sistema operacional é de
a) 250
b) 300
c) 350
d) 400
e) 450
12- Determinado órgão público que deseja adquirir um sistema de armazenamento avalia três arranjos:
P: RAID 0 com quatro discos de 1 TB.
Q: RAID 1 com quatro discos de 1,5 TB.
R: RAID 5 com cinco discos de 2 TB.
Q: RAID 1 com quatro discos de 1,5 TB.
R: RAID 5 com cinco discos de 2 TB.
Se ordenados do menor para o maior espaço em disco disponível para o sistema operacional, a sequência correta de arranjos é:
a) P, Q e R.
b) P, R e Q.
c) Q, R e P.
d) Q, P e R.
e) R, P e Q.
13- A tecnologia redundant array of independent disks (RAID) é a mais utilizada em sistemas de armazenamento que exigem garantia de disponibilidade à informação. Entre os diversos modelos, destaca-se o RAID-5, em que os dados são gravados em discos independentes, de tal forma que a perda de um deles não causa indisponibilidade ao acesso à informação. Em uma configuração RAID-5, com uso de 5 discos de igual tamanho, o percentual de perda de capacidade de armazenamento em relação ao uso de todos os discos sem a tecnologia RAID é de
a) 2%.
b) 5%.
c) 15%.
d) 20%.
e) 25%.
14- O principal objetivo do RAID é a
a) autenticidade.
b) compactação.
c) redundância.
d) capacidade.
e) qualidade.
15- É correto afirmar que:
a) níveis 2 e 3 trabalham com faixas ao invés de palavras individuais com paridade, não necessitando que os discos estejam sincronizados e que o RAID nível 5 trabalha com palavras, mas não com bytes.
b) nível 2 trabalha com faixas ao invés de palavras individuais com paridade, não necessitando que os discos estejam sincronizados e que o RAID níveis 4 e 5 trabalham com palavras e muitas vezes com bytes.
c) níveis 1, 2, 3 e 5 trabalham com faixas ao invés de palavras individuais com paridade, não necessitando que os discos estejam sincronizados e que o RAID nível 4 trabalha com palavras e muitas vezes com bytes.
d) nível 2 trabalha com palavras e muitas vezes com bytes e que o RAID níveis 4 e 5 trabalham com faixas ao invés de palavras individuais com paridade, não necessitando que os discos estejam sincronizados.
e) nível 4 trabalha com palavras e muitas vezes com bytes e que o RAID níveis 2 e 5 trabalham com faixas ao invés de palavras individuais com paridade, não necessitando que os discos estejam sincronizados.
16- A tecnologia para médias e grandes implementações de armazenamento, que possibilita redundância e performance simultaneamente e que exige um mínimo de quatro discos, é denominada:
a) RAID-1.
b) RAID-2.
c) RAID-4.
d) RAID-5.
e) RAID-10.
17- Existem modelos de placa-mãe que permitem a utilização de um recurso denominado RAID ("Redundant Array of Independent Disks") para aumentar a segurança e o desempenho na gravação/recuperação de dados em discos rígidos. Focando esse recurso, analise o caso descrito a seguir:


A técnica descrita é conhecida como RAID:
a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 4.
e) 5.
18- O RAID (Redundant Array of Inexpensive Disks) consiste em um controlador mais um conjunto de discos rígidos que, para o sistema operacional, parecem um único disco que pode ser organizado em um dos seis níveis de operação. O nível no qual o RAID duplica os dados da primeira metade para a segunda metade do conjunto de discos é o nível
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) 5
19- Muitos dos diferentes níveis de RAID são combinações de discos que buscam implementar formas de redundância de dados, mitigando o risco da falha de um disco rígido. A redundância e o nível de segurança dos dados têm um preço, que é um percentual do espaço total dos discos incluídos no RAID. A respeito dessa característica, considere o texto a seguir.
O RAID 5 utiliza __________ para implantar redundância. Dessa forma, é perdido o espaço equivalente a __________ disco(s) do total e o conjunto pode perder até __________ disco(s) sem perda de informação, mas com perda de __________.
O RAID 5 utiliza __________ para implantar redundância. Dessa forma, é perdido o espaço equivalente a __________ disco(s) do total e o conjunto pode perder até __________ disco(s) sem perda de informação, mas com perda de __________.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto acima.
a) espelhamento / dois / um / performance.
b) espelhamento / três / um / disponibilidade.
c) distribuição / um / dois / funcionalidade.
d) paridade / um / um / performance.
e) paridade / dois / um / disponibilidade.
20- O armazenamento e a rápida recuperação das informações em caso de falhas são importantes para as organizações. O RAID (redundand arrays of inexpensive disks) é uma solução que oferece mecanismos para melhorar a segurança dos dados, mantendo o desempenho do sistema. A respeito desse assunto, assinale a opção correta
a) O tempo de recuperação das informações é normalmente menor com o RAID Level 1 que com o RAID Level 5.
b) O RAID Level 4 utiliza a técnica de correção de Hamming denominada hamming code parity correction.
c) O RAID Level 5 permite o correto funcionamento do sistema com até dois discos contendo falhas.
d) O RAID Level 3 requer no mínimo 4 discos para seu correto funcionamento: um deles é utilizado para paridade.
e) O RAID Level 0 + 1 combina a técnica de espelhamento com a técnica de correção de código Reed-Solomon.
Por hoje é só pessoal, espero que curtam!
[]’s e Obrigado
Juliano Ramalho.
Referência:
Cara, você é fera, tem sido muito proveitoso estudar com a ajuda do seu blog, parabéns!!!
ResponderExcluirOlá Roseli, é gratificante saber disto... Logo postarei mais. Obrigado e bons estudos. 8-)
ExcluirGostei muito dessa coletânea de questões
ResponderExcluiraguardando novas questões!!! obrigado
Olá Victor, como vai?
ExcluirSem dúvida vou colocar mais questões, porém elas serão sobre os outros assuntos já abordados, ou seja, sobre a Tecnologia PoE e Oracle DB. Alias, como um DBA você poderia dar sua avaliação dos outros posts sobre Oracle. :)
Grande abraço e bons estudos.
vc poderia explicar a resposta da segunda questão?
ResponderExcluirOlá Anônimo, tudo bem?
ExcluirA priori, obrigado pela a visita e pergunta.
Segue a resposta:
>>RAID nível 0
Neste nível, para calcular a capacidade de armazenamento, multiplique o número de unidades pela capacidade do disco, ou seja, C = n*d, onde:
C = capacidade disponível // n = número de discos // d = capacidade do disco
Sendo assim, no array RAID nível 0, onde D1 e D2 possuem respectivamente a capacidade de 100 GB, basta fazer o seguinte cálculo para ter a capacidade total do conjunto: C = (2*100) = 200 GB.
>> RAID 1
Já neste nível, podemos calcular a capacidade de armazenamento utilizando a seguinte equação: C = n*d/2, onde:
C = capacidade disponível // n = número de discos // d = capacidade do disco
Sendo assim, no array RAID 1, onde D3 e D4 possuem respectivamente a capacidade de 100 GB, basta fazer o seguinte calculo para ter a capacidade total do conjunto: C = (2*150)/2 = 150 GB.
Somando ambos, RAID 0 e RAID 1, temos:
200 GB + 150 GB = 350 GB
Logo, a Afirmativa correta é a C
Espero tê-lo ajudado.
Abraços.
Bom Dia, Juliano,
ResponderExcluirEstou com dúvidas na questão 04, seria possível explicar ?
Obrigada
Boa tarde Larissa.
ExcluirPrimeiramente, desculpe pela demora para respondê-la. Prometo que na próxima dúvida que postar serei mais rápido. :)
Bom, vamos lá:
Para implantarmos um arranjo RAID 5 é necessário no mínimo 3 discos rígidos. Porém, independentemente da quantidade de discos que utilizarmos, sempre "SACRIFICAREMOS" O ESPAÇO EQUIVALENTE A UM DOS DISCOS para armazenar as informações de paridade.
Com esta dica na mente, já podemos responder a questão 4 sem qualquer dúvida, pois, se temos um arranjo RAID 5 com 3 discos de 100 GB cada, então O ESPAÇO GASTO COM INFORMAÇÕES DE PARIDADES SERÁ DE 100 GB, ou seja, o espaço EQUIVALENTE A UM DOS DISCOS.
Portanto, o GABARITO é a LETRA A
Mas suponhamos que a questão quisesse a quantidade total de GB para o armazenamento dos dados, ou seja, a quantidade de espaço disponível para o Sistema Operacional. Neste caso é somente utilizar a seguinte equação:
C = (n-1)*d.
ONDE:
C = capacidade disponível
n = número de discos
d = capacidade do disco
> C=(3-1)*100
> C=(2)*100
> C=200 GB
Portanto, a quantidade de espaço disponível para o Sistema Operacional seria de 200 GB.
Espero tê-la ajudado e obrigado pela visita.
Juliano.
Parabéns pelo esforço de juntar essas questões!
ResponderExcluirO site recomendado é muito bom, pena que as questões não estão classificadas em alguns assuntos da área de ti.
Obrigado!